Qual hospedagem você procura quando vai viajar? - Jan/03

Voltar

 

A Revista Turismo, durante todo o mês de dezembro de 2002, realizou esta enquete com o seu público e obteve 126 votos. A pergunta consistia em saber onde normalmente as pessoas se hospedam quando viajam.

Claro que depende do local que a pessoa está visitando pois às vezes não se tem a acomodação que se prefere, pode não existir hotéis ali para se hospedar pois provavelmente é muito longe do centro da cidade, talvez não tenha área própria para camping, pode-se não conhecer amigos que tenham casa, etc.

Nossa pergunta foi para conhecer mais o viajante e saber qual, das alternativas apresentadas, escolheria como primeira opção, no caso de a cidade ter todas as hospedagens citadas.

A opção pousada foi escolhida pela maioria das pessoas como a primeira opção em que pensariam quando fossem viajar, obtendo 39% dos votos. A hospedagem em um hotel com qualidade inferior a cinco estrelas foi a segunda opção das pessoas que votaram recebendo 22% dos votos.

Além do conforto que o local escolhido proporciona, deve-se levar em consideração o poder aquisitivo dos viajantes pois com a situação financeira do país atual, o dólar e os preços em geral subindo, o turismo é desestimulado. Alguns hotéis acabam aumentando seus preços para cobrirem a perda da receita devido a diminuição do fluxo de turistas.

Por isso, as opções como camping (12%) e albergues (9%) conseguiram, respectivamente, os terceiros e quartos lugares por representarem formas mais baratas de acomodação, usadas por viajantes que não possuem grande dinheiro disponível para gastar e dispostos em abrir mão de um pouco de conforto.

Em quarto, empatado junto com albergues, a opção hotel de cinco estrelas obteve 9% dos votos dos viajantes da Revista Turismo. São pessoas que não abrem mão de seu conforto nas viagens que realizam e que estão dispostos a pagarem o preço. 

A opção menos votada foi se acomodar em casa de parentes ou amigos. Nem todo mundo está disposto a pedir emprestado a casa do parente ou amigo, principalmente se ele não for muito próximo. É uma opção usada normalmente naquele destino já conhecido onde o viajante já foi várias vezes.

Apesar das alternativas, 4% das pessoas que votaram na pesquisa usam outro tipo de estabelecimento para passar suas férias.
 

Reportagem: Pedro de Mendonça

Voltar