Jeriquaquara - CE - Mai/2002

Voltar

Dunas, mar manso e festas pelo vilarejo seduzem os viajantes que vão conhecer Jericoaquara no extremo norte do Ceará.
 

O que esperar de Jericoacoara? Se você é mais chegado a lugares desenvolvidos, dotados de conforto e infra-estrutura, de fácil acesso e com os serviços habituais existentes na maioria dos locais de interesse turístico, então Jericoacoara não é a sua praia.

Situada a 317 km para oeste de Fortaleza. Acesso difícil, apenas com veículo especial (bugue, ou algum veículo com tração nas 4 rodas), e conhecendo-se bem os caminhos: distante uns 20 km (aproximadamente 45 minutos) por entre dunas e caminhos de areia da cidade de Jijoca de Jericoacoara, a mais próxima alcançável por estrada asfaltada (Jeri é distrito de Jijoca de Jericoacoara).

Há um veículo especial com lotação de 22 passageiros que faz a viagem de Jijoca até Jeri e de volta 2 vezes por dia. Em caso de viagem de ônibus para Jijoca a partir de Fortaleza, pode-se já pagar pela parte do trajeto que vai até Jericoacoara.

O que faz Jericoacoara tão especial? Jericoacoara não tem uma razão única para ser considerada um paraíso. Jericoacoara é um conjunto de belezas variadas, de cenários diferentes reunidos em um único local, e de sensações variadas também: o contato com a natureza é extremamente intenso, a sensação de liberdade que o local transmite, onde tudo é muito grande, amplo, e nenhum tipo de comportamento é reprimido. Outra sensação que Jericoacoara transmite, através do contato com seus moradores, é de como a vida não precisa ser complicada para ter qualidade: sem trânsito, sem senhas de cartões bancários, sem horários. Preservando a natureza e extraindo dela seu próprio sustento.

Com dunas móveis gigantes de até 30 metros de altura, que se tornam douradas no pôr-do-sol, mar calmo de águas transparentes, lagoas maravilhosas e pedras esculturais, Jericoacoara é considerada a maior estrela do Ceará. Jeri, como é carinhosamente chamada pelos locais, ficou conhecida em 1987, quando o jornal americano Washington Post publicou uma reportagem especial sobre praias, colocando-a entre as 10 mais bonitas do mundo.

Nos últimos anos, o setor de serviços tem crescido muito, em virtude do incremento das atividades turísticas, que aproveitam o extenso e belo litoral de dunas e coqueirais do Ceará, do qual faz parte a Praia de Jericoaquara.


Afinal, o que significa o nome "Jericoacoara"? Apesar das diversas versões existentes para a origem do nome "Jericoacoara", a mais provável é que seja indígena, derivando do tupi-guarani: yuruco(buraco) + cuara(tartaruga), ou seja, "buraco das tartarugas", numa referência ao fato de Jericoacoara ser uma praia onde ocorre desova de tartarugas marinhas. Alguns pescadores antigos alegam entretanto que o nome vem do formato do "Serrote" (pequena serra ao lado da vila, onde está situado o farol de Jericoacoara), que visto de alto mar, tem o formato de um jacaré deitado, ou numa expressão local, de um jacaré quarando ao sol, e que o lugar antes era chamado de Jacarequara, mudando, com o passar do tempo, para Jericoacoara. 

Reserve mais dias do que imagina serem necessários para conhecer Jericoacoara: a grande maioria dos visitantes acaba adiando a data da volta, seja porque percebem que ainda há muito para ser conhecido, ou porque resolvem desfrutar mais desse lugar tão único e inesquecível.

Reportagem: Marcelo Russo

Voltar