Compare Produtos, Lojas e Preços
Negócios

Turismo Rural e políticas para atrair investidores - Mar/01

Voltar

O Turismo atualmente é uma das grandes atividades que colaboram com o desenvolvimento mundial, crescendo de forma equiparada a setores como informatização e telecomunicações, muito por ser inegável a enorme receita gerada por esta atividade, que se converte em divisas e renda para todos os países e regiões que bem aproveitam o potencial existente.

O Brasil , por suas inúmeras propriedades rurais, demarcadas por enorme riqueza cultural e de paisagens naturais, tem desenvolvido atividades ligadas ao Turismo Rural. Esta forma de turismo, que tem como fundamento o contato e interação do homem dos grandes centros urbanos com o meio rural. Vale ressaltar a imensa riqueza das propriedades rurais existentes que, além dos atrativos históricos e culturais, fazendas da época dos escravos e do áureo período da cafeicultura paulista e brasileira.

Ao lado dos projetos já desenvolvidos, apresentamos um assunto relevante: a visão dos investimentos em turismo, de modo a criar empresas modernas e voltadas para o mercado; os próprios investidores e os colaboradores.
Os trabalhos apontam na direção de que o desenvolvimento rural não deve depender exclusivamente de atividades agrárias, já que tem no Turismo Rural um grande aliado na geração de renda e criação de novos postos de trabalho nas propriedades rurais. 

Devemos tomar algumas providências no sentido de aumentar o investimento no setor turístico, a seguir algumas medidas que estãio sendo tomadas no Estado de São Paulo e que devem ser seguidas pelos demais estados brasileiros.

  • Incentivar a implantação de novos empreendimentos turísticos no Brasil;

  • Dotar os municípios de infra estrutura competitiva para a exploração das atividades de turismo rural;

  • Aumentar a participação econômica da atividade do turismo no Brasil.

  • Desenvolver novos empreendimentos para captar recursos junto à investidores nacionais e internacionais;

  • Incentivar a diversificação de empreendimentos de hospedagem, lazer, entretenimento, eventos e alimentação;

  • Desenvolver empreendimentos hoteleiros adaptados às necessidades mercadológicas de infra estrutura dos municípios;

  • Oferecer orientação técnica para a formatação e viabilização de empreendimentos turísticos de iniciativa privada;

  • Participação em eventos para divulgação dos projetos e captação de recursos para os mesmos;

  • Reuniões de sensibilização com possíveis empreendedores e proprietários de áreas ou projetos;

Estas iniciativas, aqui tratadas para o Turismo Rural, também devem ser aplicadas nos demais segmentos e no turismo em geral.  

Reportagem: Edmar Nunes Sodré

Voltar