Compare Produtos, Lojas e Preços
Negócios

Turismo pela Internet - Jun/03

Voltar

Nas suas últimas férias, o hotel não era aquilo que você esperava? O museu dos seus sonhos fechava no único dia passado em Paris e, se não bastasse, você é vegetariano e ficou praticamente sem comer na Hungria? A questão foi falta de informação. Como é que você ia saber? Bom, se esse era o problema. Não é mais! A Internet está aí para resolver - ou quase - essa questão.

A rede mundial de computadores reúne dados sobre praticamente todos os lugares. É preciso apenas ter ao seu alcance um micro conectado, conhecimentos básicos de inglês e algum tempo livre para descobrir o que vale a pena conhecer.

Planejar as férias pode ser tão prazeroso e divertido quanto a viagem propriamente dita. Quanto maior for a quantidade de informações a seu dispor, maior também será a possibilidade de bons passeios e tranqüilidade.

Através da Internet é possível reservar uma viagem completa em detalhe, da locação do carro ao passeio. São centenas de ofertas ao alcance de um clique. E, acredite, pode até ser divertido ficar bolando os roteiros, apesar das limitações da Internet (aquelas chateações tipo conexão lenta, a linha que cai, você sabe...). Como não existe "teletransporte" (por enquanto...), a única restrição é que os bilhetes precisam ser entregues ou retirados na agência. Mas, com paciência, dá para conseguir mais informações na rede sobre qualquer lugar do planeta - e ainda encontrar preços camaradas.

A viagem planejada por um site pode ser melhor que a de uma agência de turismo, se bem usada. Primeiro aspecto - e o mais óbvio: você não precisa sair de casa. Segundo, é o viajante quem recolhe, na Internet, as informações que realmente interessam. Veja bem, o mundo online oferece um pouco de tudo: guias, dicas, fotos e vídeos das atrações turísticas de todos os cantos do mundo, algo que uma agência comum raramente dispõe com essa variedade. Além disso, leve em consideração que, uma vez encontrado o caminho das pedras, as preferências do viajante podem ficam arquivadas no próprio website. Isso significa que, na próxima visita, a agência virtual vai reconhecer o freguês e ir direto ao assunto, tornando o contato ainda mais rápido e eficiente.

Sites que você pode acessar para programar sua viagem:

Guias de Viagem

Fodor's - http://www.fodors. com. Nele, é possível descobrir hotéis e restaurantes no mundo inteiro, consultar uma central com diversas dicas que vão de aluguel de veículos a vistos e passaportes. Mas o principal atrativo da página é a possibilidade de criar um guia personalizado.

Frommer's na Internet - http://www.frommers.com/. É um ponto de partida perfeito: há informações sobre 200 lugares no mundo, de Acapulco a Zurique. Cada local merece uma descrição detalhada, que inclui dados sobre hospedagem, alimentação, transporte e, é claro, as grandes atrações turísticas. Como uma das principais preocupações do Frommer's é dar dicas que não pesem no bolso do turista, tudo vem acompanhado dos respectivos preços. Melhor: há uma seção inteira dedicada às passagens, aos hotéis e aos restaurantes mais baratos.

TravelPage - http://www.travelpage. com. A proposta da página é simples: listar os melhores sites de turismo da Web. São centenas de links, com informações sobre praticamente cada canto do planeta.

Freire's (www.freires.com.br) Sobre o Brasil, o site fornece dados de quase 40 localidades, com destaque para os paraísos tropicais

GateOne Turismo - www.gateone.com.br - É a primeira agência online do Brasil, em atividade desde 1994. Tudo é feito pela rede (roteiro, reservas, aluguel de carro etc.) e pago com cartão de crédito.

Click Travel - Internet Shopping Tours - www.clicktravel.com.br - Tem guias dos hotéis, companhias aéreas, cruzeiros, agências de viagem, locadoras de automóveis, casas de espetáculos, restaurantes e parques temáticos do mundo inteiro.

www.travelocity.com - Site com serviços de reservas (vôos e hotéis), entrega de passagens, informações turísticas e notícias -principalmente sobre EUA e Canadá.

Lonely Planet (www.lonelyplanet.com) Site do programa de TV australiano, dedicado ao viajante solitário, pode-se comprar um guia de viagem para palmtop (espécie de microcomputador), que dá para baixar pela rede.

Cultura

Time Out - http://www.timeout.com - A proposta da página é bastante simples: listar os melhores museus, casas noturnas e restaurantes de quase 30 cidades do mundo. Esse é o endereço perfeito para conferir filmes em cartaz, exposições, peças de teatro, shows... Com uma vantagem: as informações passam por atualização constante e, em alguns casos, é possível até fazer reservas - é preciso apenas um cartão de crédito. Mas nem tudo é perfeito: os roteiros se restringem às principais cidades da Europa, dos Estados Unidos e algumas da Ásia.

NY24h - www.ny24h.com -  feito por brasileiros, com as atrações de Nova York (restaurantes, teatros, cinemas, concertos etc.) e sugestões sobre o que fazer, dia e noite.

Londres Online www.londresonline.com - Londres também tem um guia em português

Champs Elysees www.champselysees.org - Paris

WebMadrid www.webmadrid.com - Madrid

Passagem Aérea

Para evitar desastres em sua compra de passagens aéreas, é bom dar uma de escoteiro e ficar sempre alerta na hora de montar o roteiro de viagem. Leia e confira as datas e os horários, com enorme atenção, antes de fechar o contrato - caso contrário, vai correr o risco de ficar encalhado por quinze horas no aeroporto de Frankfurt.

http://www.varig.com.br

http://www.voegol.com.br/

http://www.vasp.com.br

Star Alliance - http://www.star-alliance.com - que permite reservas em oito grandes companhias.

Aviation Internet Resources - http:// air-online.com/AIRcontents.shtml - não possibilitam reservas, mas trazem os endereços eletrônicos de diversas empresas aéreas.

AirWeb Travel - http://www.airwebtravel.net - não possibilitam reservas, mas trazem os endereços eletrônicos de diversas empresas aéreas.

Reservas em Hotéis

Reservar hotel pela agência, virtual ou não, é sempre mais barato - os descontos podem chegar a até 50% do preço da diária no balcão do hotel.

Best Hotels of Brazil - http://www.besthotels.com.br

Catálogo Brasileiro de Hotéis - http:// www.hoteisbrasil.com

Petswelcome - http://www.petswelcome.com - Site com listas de hotéis que aceitam animais de estimação. A página é bastante completa: há listas de hotéis que aceitam animais nos Estados Unidos, Canadá e França. Também estão disponíveis relações de clínicas veterinárias e canis, mas somente nos Estados Unidos.

Hotel Guide www.hotelguide.com, que mostra o que a cidade escolhida tem a oferecer em matéria de hospedagem.

Albergues da Juventude - www.albergues.com.br - Para os mochileiros.

Guia Hotéis - www.guiadehoteisdobrasil.com.br é uma boa ferramenta para quem vai viajar e não sabe onde se hospedar. Tem uma ampla lista dividida por região turística, cidade, valor das diárias e rede de hotéis

Reserva de Carros

É bom lembrar que o aluguel de carros sempre fica mais em conta quando feito no ponto de origem, seja por agência ou locadora, virtual ou não. A vantagem da locadora é que, através do seu website, pode-se ver fotos dos modelos disponíveis em cada categoria de aluguel.

Cadastro Nacional de Hotéis - http://www.cnh. com.br

Hertz - www.hertz.com

Avis - www.rentacar.com

Localiza www.localiza.com.br

Restaurantes

VegDining - http://www. vegdining.com - Para vegetarianos. A página traz listas de restaurantes de praticamente todo o mundo - infelizmente, não há outras informações além do telefone e do endereço.

World Guide For Vegeterianism - http:// www.veg.org/veg/guide. Além de uma extensa relação de restaurantes, há dados sobre lojas de produtos naturais e hotéis.

Vegetarian Resource Group - http://www.vrg.org/travel/ index.htm

Para Deficientes Físicos

MossRehab ResourceNet - http://www.mossresourcenet.org/travel.htm - tem uma excelente página de dicas e ainda traz listas de hotéis, companhias aéreas e locadoras de veículos. Infelizmente, tudo está restrito aos Estados Unidos.

Emerging Horizons - http:// www.candy-charles.com/Horizons/ index.html. Além das dicas e listas, a página traz diversos roteiros de viagem pelo mundo inteiro.

Mais sites....

http://www.stb.com.br - Parada obrigatória para estudantes, a página do Student Travel Bureau traz informações sobre cursos no exterior, descontos em passagens aéreas, programas de intercâmbio e albergues.

http://www.ecotour.org - Se o assunto é ecoturismo, esse é o endereço a consultar: os melhores roteiros do mundo, agências "ecologicamente corretas", equipamentos necessários e até um fórum onde é possível trocar idéias com outros turistas.

http://www.bahiavirtual.com.br - Já se tornou lugar-comum dizer que a Bahia é um dos melhores locais para se conhecer no Brasil, mas é. Nessa página, pode-se encontrar dados sobre as principais atrações turísticas e hospedagem, entre outros.

http://www.eurorail.com/railindx.htm - Com certeza todos já alimentaram o sonho de viajar pela Europa de trem. Nessa página, todas as informações necessárias, como pontos de partida, itinerários, tarifas e passes especiais.

http://www.geocities.com/thetropics/cabana/ 2831 - Conhecer o Brasil em uma kombi. Pode não parecer tão interessante quanto atravessar a Europa de trem, mas tem o seu charme. Um casal que já fez essa viagem dá dicas nessa página, caso você queira tentar.

http://www.planetout.com/pno/travel - Seção da revista virtual Planet Out que traz informações a gays, lésbicas e simpatizantes. Há dados sobre lugares do mundo inteiro, com dicas dos melhores hotéis, restaurantes e casas noturnas do planeta.

http://www.guiasp.com.br - Tudo o que você precisa saber para se divertir na maior cidade do país. A página tem um roteiro completo, que inclui restaurantes, bares e casas noturnas, cinemas, teatros e afins.

http://www.vistoamericano.com - Quem deseja visitar os Estados Unidos sempre tem de passar pela burocracia de conseguir o visto de entrada. Essa página tem informações necessárias para, pelo menos, diminuir um pouco a dor de cabeça.

Encontrar bons preços na Internet é como na vida real: você vai ter de pesquisar. Não se aflija. Até porque já mostramos para você que não vai ser preciso tirar leite de pedra, ao contrário, são os sites de pechinchas que correm atrás para satisfazer os seus desejos de consumidor. É mais ou menos assim: "diga quanto quer pagar pela passagem aérea (ou hospedagem) que a gente procura para você", essa é a ladainha do Bargain.com, do Precito. com (no Brasil) e do Princeline.com (nos Estado Unidos).

Reportagem: Pedro de Mendonça

Voltar