Compare Produtos, Lojas e Preços
Negócios

Por que o turismo ainda não é visto como uma indústria lucrativa?

Voltar

O turismo no Brasil pode dobrar sua participação no Pib em muito pouco tempo se começar a ser tratado com seriedade,afinal é uma indústria que movimenta milhares de dólares em todo o mundo.

Quanto mais tempo o Brasil demorar a perceber a grande indústria que o turismo pode representar, maiores serão os retrocessos e estagnação nesta área que comumente é considerada como uma distração marginal dentro da economia nacional.

Existem países como o Canadá, com menores atrativos, onde a indústria turística e hoteleira é a terceira geradora de renda no país, movimentando um grande capital e empregando um número enorme de trabalhadores em todos os segmentos para atendimento dos turistas que todos os anos retornam para apreciar "Niagara Falls". Sem desmerecer as belezas naturais das cachoeiras, acredito que nada ficam a dever às nossas, por exemplo em Foz do Iguaçu; no entanto, quantos visitantes temos anualmente vislumbrando nossas belezas? com certeza muito menos do que as canadenses...

A necessidade imediata que o Brasil inaugure e exiba, como referencial para todo mundo, uma grande "aliança estratégica" entre prefeituras, governos estaduais, federais, entidades empresariais, empresários e comunidade e desenvolva principalmente uma grande e moderna estratégia de marketing, para vender sua imagem dentro e fora de nossas fronteiras. É preciso somar, multiplicar e sinergizar esforços no sentido de "abraçar" o turismo como uma das grandes armas para o desenvolvimento nacional.

A educação , como sempre, deve ser a mola propulsora, fazendo com que cada brasileiro valorize sua cultura e seu país; fazendo de cada brasileiro um agente turístico e um promotor das riquezas turísticas do país em todo o mundo. Conscientizando cada brasileiro que o turista interno e externo são seus clientes, que trazem recursos e movimentam os pequenos comércios locais.

Como resultado de uma enquete que fizemos em nosso site (http://www.revistaturismo.com.br) perguntando qual seria o principal fator de desenvolvimento para o desenvolvimento do Turismo, empataram quase em igual número a melhoria de infra-estrutura, melhor qualificação profissional e maior divulgação e marketing demonstrando que o internauta já entendeu que é um conjunto de soluções que parte sempre do próprio indivíduo,das atitudes que ele toma no seu dia a dia, nas escolhas que faz nas urnas, nas cobranças que faz do seu candidato eleito e na busca por melhoria em sua vida e na vida do país.

Não adianta apenas construir hotéis, inaugurar vôos e esperar que um grande número de turistas apareçam, assim como não adianta divulgar e promover os pontos de atração turística sem ter como levar, hospedar e entregar satisfação plena ao turista.

Temos que possuir uma ação integrada, acreditar que esta indústria existe, no mundo inteiro ela movimenta milhares de dólares e que as belezas naturais nos favorecem, basta investirmos.

Temos que aprender a fazer alianças, parcerias e inserir estratégias para desenvolver o turismo no Brasil. Acreditar que é possível, este é o primeiro passo para a realização e desenvolvimento de qualquer idéia. Acreditemos em nosso país!

Reportagem: Dagmar Sodré Nunes

Voltar