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Espaços Alternativos - Eventos Diferenciados - Dez/03

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Nos últimos anos a realização de eventos em espaços alternativos deixou de ser uma tendência e se consolidou no mercado vigente. Esta característica se fortaleceu no mercado por dois fatores fundamentais. Primeiramente, a escassa oferta de espaços para este segmento que preencham as necessidades para a realização do evento em sua amplitude, além disso o número restrito destes espaços resulta em uma dificuldade de se encontrar a data desejada pelos clientes. Aumentando ainda mais os entraves para a sua implementação.


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O segundo ponto fundamental está ligado ao marketing promocional. Pois, o fato de se realizar um evento em um local destinado para outro fim, o transforma em um produto único. Por isto, torna-se mais fácil atrair a atenção das pessoas convidadas e da mídia especializada. Além disso, estes eventos geralmente contam com a cobertura espontânea da mídia, que no final contribui ainda mais para o sucesso do evento.

Vários são os exemplos de eventos com esta tipicidade no âmbito internacional, como o caso do show de Paul Mcarteney realizado no Coliseu na cidade de Roma ou ainda o tradicional grande prêmio de rua da Fórmula 1 em Mônaco. Todavia, é importante lembrar que o local alternativo se caracteriza por não ter sido construído para tal fim, porém sua utilização pode ser freqüentemente destinada para a realização de algum tipo de evento, como é o caso da corrida de rua anteriormente citada.

No âmbito brasileiro, alguns eventos se destacaram, como a mega-festa de aniversário do empresário Alexandre Accioly realizado em 2002 na Ilha Fiscal, cuja propriedade pertence à Marinha do Rio de Janeiro. Esta festa à fantasia teve a temática voltada para os anos 60 e contou com uma super produção que incluía desde uma banda cover dos Beatles na recepção para os convidados até um requintado buffet. Esta comemoração custou o montante de R$ 600 mil para o deleite de aproximadamente 1.500 convidados.

Um exemplo de cunho promocional que se destacou nacionalmente foi o de uma multinacional de veículos, que realizou um evento na área de abrangência de sua fábrica no interior de São Paulo. O objetivo era o lançamento de uma nova linha de caminhões. Através, de uma concepção inovadora foi criada a chamada "Cidade Tecnológica", montada com estruturas infláveis interligadas por túneis, para que os convidados pudessem acompanhar de maneira divertida e interativa o processo de montagem dos novos caminhões. O último módulo desta "viagem" resultava num test-drive em algum dos dez caminhões expostos.

Importante notar, que este segmento atinge desde clientes que procuram festas comemorativas, como no exemplo inicial, até profissionais que buscam o lançamento de novos produtos no mercado, como foi visto no caso anterior. Em mercados amplos como o da cidade de São Paulo já há empresas especializadas neste nicho mercadológico. O objetivo desta especialização está em oferecer aos clientes alternativas que congreguem qualidade, profissionalismo e exclusividade num mesmo produto (evento). Logo, o público que procura estes eventos é exigente e de alto poder aquisitivo.

Constata-se que estes eventos em sua maioria têm um custo total abaixo dos demais que são realizados em espaços ditos tradicionais. Pois, na maior parte destes locais os serviços ofertados são próprios e por conseguinte as condições de negociação se tornam limitadas.

Por fim, o que torna este tipo de evento atrativo para o contratante, e um desafio para o promotor, é o fato de poder criar sem que se tenha uma visão pré-concebida do espaço, ou seja, não existem experiências passadas. A concepção do local ficará por conta dos profissionais envolvidos. Por isso, estes eventos se tornaram tão especiais.

Reportagem: Rodrigo Pires

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