O Projeto Guardian

Voltar

"A alegria de fazer um cruzeiro à vela não é só a chegada ou a partida, o importante é vivenciar tudo. Todavia, o grande momento é o velejar, sentir a brisa do mar, sentir o amor, a natureza e viver intensamente este tempo a nós ofertado."

O Projeto

Com um veleiro clássico americano todo em carvalho e mogno, um SLOOP de 43 pés, preparado e adequado para cruzar oceanos, João Sombra, arquiteto, brasileiro, apaixonado por navegação, partiu com sua família de San Diego, na Califórnia, em 1996, com o objetivo de chegar ao Brasil em 2012. 

Em seu roteiro de circunavegação, o Guardian já passou pelas Ilhas Hawaianas, toda a Polinesia Francesa, Niue, Ilhas Cook, Reino de Tonga, e Nova Zelândia, Fiji, Vanuatu, Nova Caledonia e Austrália. Atualmente encontra-se em Bali. Deverá zarpar em maio de 2001 rumo a Singapura, Malasia e Tailandia.

O Veleiro

Dotado de navegação por satélite, rádios, piloto automático, motor central PERKINS, 60hp, radios VHF,SSB e AMADOR e todo o sitema de computacao, o Gardian navega a maior parte do tempo na vela.

Usa o motor somente em calmarias e chegadas aos portos nas manobras.
Tem capacidade para abrigar confortavelmente 7 pessoas a bordo. Basicamente a tripulação é composta do capitão e 2 tripulantes, entre eles sua esposa.

O Conhecimento

Capitão Sombra elabora ampla documentação sobre os lugares que visita, em forma de realtórios, livros e vídeos.

O primeiro livro da série Guardian " O Guardian velejando o Pacífico" já se encontra no final de edicao ,estando prevista a editoracao da 2a edição totalmente revizada e aumentada para o ano 2001,bem como os lancamentos de outros livros da serie. Ao final do projeto, serão editados aproximadamente 50 volumes.
Cadastre-se e receba regularmente os relatórios do Capitão Sombra diretamente do Guardian.

Parcerias

O Projeto Guardian entende que sem a ajuda de importante parceiros não seria possível a realização do nosso roteiro nem poderíamos concretizar o grande sonho.

Importantes empresas e amigos estão empenhados no sucesso do Guardian. Escreva-nos, conheça um pouco mais de nosso projeto e junte-se a nos, realizadores de sonhos.

Equipamentos

Clássico veleiro americano dos anos 60, todo de mogno e carvalho, o Guardian dispõe de acomodações confortáveis para 7 pessoas. Uma suite para casal na proa; no salão há acomodações para 4 pessoas e junto à escada de acesso à cabine, outra cama. Possui copa, cozinha, bom banheiro e no salão, mesa de refeições. Seu layout é típico dos clássicos de seu tamanho - 43 pés.

O Guardian dispõe de toda a veleria necessária em perfeitas condições, direção hidráulica e cana de leme de reserva, piloto automático, navegação por satélite, GPS, rádios, transformadores para 110 e 220V, TV a cores, excelente equipamento de som, câmara de vídeo profissional e cobatímetros, sendo um em três dimensões.
Sua veleria é composta de Jib, genoa, storm sail e staysail, balão e vela mestra. O estai de proa com furler. Seu convés é amplo, já fez, inclusive, charter de até 25 pessoas a bordo por um dia de passeio.

Nosso veleiro dispõe de um motor Perkins de cerca de 60hp com capacidade de 200litros de diesel e mais 150 de reserva. Tem 2 tanques de água com 200 litros cada. Além disso, conta com uma pequena embarcação de apoio, para 4 pessoas, inflável e um motor de 4hp.

Reportagem : João de Albuquerque (O Sombra)

João Francisco Sombra de Albuquerque (O Sombra) viaja com sua família pelo mundo a bordo do veleiro Guardian. Mensalmente ele escreve matérias de suas aventuras para a Revista Turismo. Acompanhe sua Saga!