Como viabilizar melhorias no mercado turístico brasileiro - Abr/02

Voltar

Antes que se realize qualquer trabalho na área de turismo, é necessário fazer uma pesquisa de campo para saber se a comunidade demonstra algum interesse pela atividade turística.

Informar e conscientizar a população local dos benefícios que o turismo irá trazer para a cidade, e futuros problemas caso não seja tratado com seriedade e respeito por toda a comunidade local.

Informar a população de que o turismo é uma atividade econômica e que dá um retorno praticamente imediato e não necessita de intermediário é direto. Além disso não tem uma modalidade específica, cada localidade pode promover o crescimento do turismo de várias maneira como, turismo de negócios, religioso, ecológico, cultural, parques temáticos, gastronômico e muitos outros.

Um fator principal para que se faça melhorias no mercado turístico é o apoio e incentivo dos governos estadual e municipal, trabalhando em conjunto teremos um resultado mais rápido e eficiente. 

Investir mais na qualificação dos profissionais que trabalham na área de turismo direto ou indiretamento, sempre focalizando que se o turista for bem recebido pelo carregador de malas até o gerente do hotel, voltará mais vezes e com certeza trará mais turistas.

Depois da conscientização da população, incentivo dos governos estadual e municipal, qualificação dos profissionais, deve-se fazer parcerias entre governos e empresas privadas para criação de novos hotéis, pousadas, restaurantes com preços variados, para que possa satisfazer economicamente todos os tipos de turistas.

Investir na melhoria da infra-estrutura (saneamento básico e todos os serviços de apoio ao turista incluindo óbvio as agências de viagens). E por último a divulgação correta, sem mascarar o lugar a ser visitado, para que o turista não se decepcione e não volte, como já aconteceu em diversos lugares.

Sem a participação de toda a população é impossível haver melhorias, mesmo com o apoio dos governos estadual e municipal. 

Autora: Zélia Moreira

Voltar