Como viabilizar melhorias no mercado turístico brasileiro

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Sem sombras de dúvidas, o Turismo é uma das atividades econômicas mais promissoras para o novo milênio. Empreendedores nacionais e estrangeiros, os diversos setores da economia que estão envolvidos com a área de Eventos, Lazer e Turismo, as entidades representativas (EMBRATUR, ABAV, ABIH, etc.), além das instituições governamentais, já perceberam essa realidade. Da mesma forma, perceberam também, que muitas ações podem e devem ser feitas para melhorar o mercado do Turismo no Brasil. Quais são elas?

Sabe-se que hoje a indústria do turismo é uma das que mais têm se desenvolvido no mundo, gerando empregos e tornando-se a principal fonte de arrecadação de muitos países. Percebe-se principalmente na Europa que, o turismo é encarado com seriedade e planejamento, com isto, países como a Espanha, Portugal e França, vêm se destacando cada vez mais neste setor. Porém, para países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, como o Vietnã e a África do Sul por exemplo, o turismo têm se mostrado como alternativa para o aquecimento de sua economia. 

O Brasil perante o mercado mundial, ainda ocupa uma posição discreta quanto aos números do turismo, apesar de possuir um grande potencial devido à fatores como: 
ü A grande extensão territorial - Favorece a existência de variações climáticas, ambiente natural (serra, litoral, cerrado, planalto...), fauna e flora entre outros, dentro de uma mesma estação do ano. Pode-se encontrar dias ensolarados propícios para a praia no nordeste em pleno inverno, ou visitar o sul nesta mesma época e sentir muito frio (com sorte, é possível ver até neve).

Variedade cultural - O Brasil tornou-se a "pátria mãe" para descendentes de diversas etnias. São alemães, italianos, africanos, japoneses, poloneses, austríacos, húngaros, turcos, holandeses, portugueses, espanhóis, indígenas e uma série de outros que trouxeram as tradições da culinária, vestimenta, música, dança, festas...

Com todos estes atrativos, para que o Brasil realmente ganhe um lugar de destaque no turismo mundial, é preciso transformar os atrativos em pontos turísticos. Isto consiste em, não apenas vender a imagem de um país naturalmente maravilhoso, mas sim criar a infraestrutura necessária para receber o turista, sem que a presença deste cause danos à natureza ou à população local. 

O planejamento é outro ponto chave. Para transformar um atrativo em um ponto turístico, é de suma importância um planejamento adequado, com profissionais qualificados, verificando todas as partes envolvidas. É no planejamento, que aplicam-se as pesquisas necessárias para avaliar fatores como: o que pensam os moradores locais a respeito, com que recursos pode-se contar, o que o turista espera do local, entre outros. O planejamento é a busca minuciosa por detalhes que amanhã poderão ser problemas se não administrados desde o início.

Outro fator a ser considerado refere-se à qualificação dos profissionais do "trade" turístico. Cursos técnicos e universitários de turismo cada dia são mais comuns, aos poucos o mercado vêm sendo suprido por profissionais formados nestes cursos, porém é preciso uma conscientização por parte dos proprietários de hotéis, agências de turismo e outros segmentos, quanto à importância da contratação de mão-de-obra qualificada no seu empreendimento.

Muitas redes hoteleiras do mundo, estão investindo em construções de hotéis de diferenciadas categorias e segmentos no Brasil. A cada ano que passa, a presença de cruzeiros marítimos têm aumentado. Estas são observações importantes pois, a tendência é de que além do turismo interno o país deva ser muito bem estruturado para o turismo externo.

Obviamente, sabe-se que existem outros fatores políticos e econômicos que influenciam e muitas vezes atrapalham o desenvolvimento do mercado turístico brasileiro. Porém, é tratando o assunto com seriedade, profissionalismo e otimismo, que será possível fazer com que o turista que aqui esteve, tenha vontade de voltar e recomende como opção aos amigos e parentes. 

A importância do turismo como fonte de rentabilidade para o Brasil, aos poucos está sendo reconhecida. Hoje nota-se o repasse de recursos referentes à restauração de patrimônio histórico de diversas cidades do país. A preocupação com o meio ambiente também têm se tornado evidente. O futuro é muito promissor, só depende de cada um cumprir a sua parte e receber da melhor forma possível o turista. 

Autora: Sorahia Regina Wille

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