Como viabilizar melhorias no mercado turístico brasileiro - Jan/03

Voltar

Desenvolvimento Sustentável do Turismo


1 Os caminhos que levam a melhorias no mercado turístico brasileiro passam inevitavelmente por ações que viabilizem o desenvolvimento sustentável do turismo, já em andamento com a revolução silenciosa que tramita nos órgãos oficiais de desenvolvimento, com a implantação do PRODETUR 1 (fase conclusa) e PRODETUR II (em fase inicial).

 
2 As parcerias são imprescindíveis, envolvendo os governos federal, estadual e municipal, as ONGs, os órgãos internacionais de desenvolvimento(como o BID) e empresas privadas e a comunidade.


3 São necessárias mais fontes de recursos, além do PRODETUR na área pública, como também financiamentos para área privada, com menos exigências e burocracias.


4 Todo este desenvolvimento do turismo tem que considerar benefícios e melhorias na qualidade de vida dos nativos das localidades turísticas, com investimentos em educação,qualificação de mão-de-obra, saneamento básico, infra-estrutura, saúde, transportes, hospedarias, atrações turísticas, centros de atendimento ao turista, limpeza pública, segurança, etc.

 
5 A conscientização ecológica, para preservação do meio ambiente, é necessária para manuntenção das áreas visitadas.

 
6 Investimentos em divulgação e marketing.


7 Todo o trade turístico tem que ter o foco em divulgar e vender a imagem do Brasil como um país com enorme potencial em ecoturismo, com suas áreas florestais inexploradas, belas e misteriosas, capazes de levar ao enlevo contemplativo da natureza na sua maior beleza,e a despertar no homem o seu íntimo integrante do ecossistema e o desenvolvimento da sua inteligência ecológica.

Autor: Roberto S. Sardeiro

Voltar