Como viabilizar melhorias no mercado turístico brasileiro

Voltar

Como podemos viabilizar melhorias no nosso mercado turístico? Investindo nas nossas belezas naturais,educando a nossa população a não só receber bem o estrangeiro como aquele que esta fazendo turismo interno.

Segundo Doris Ruschmann (1995, p.27) a falta de facilidades no produto turístico também impede muitas vezes o turista de visitar as atrações, claro que elas não são o único motivo pelo qual os turistas visitam um lugar, elas são apenas um complemento. Assim a falta de facilidades constitui um empecilho óbvio para o turismo. a formação de profissionais cada vez melhores para esse mercado. 

Eles têm de ser capazes de garantir a sustentabilidade dos destinos e dos empreendimentos, de prestar bons serviços e, acima de tudo, de conseguir prever as necessidades dos turistas. Apesar de alguns setores da opinião pública acreditarem que o turismo é só uma prática de lazer, tal segmento se consolidou no mercado mundial como uma atividade econômica capaz de criar milhares de empregos e gerar uma fantástica receita para o país. 

A maioria das cidades apresentam uma absoluta falta de preparo e de planejamento. Eles lançam-se ao mercado como destinos turísticos, mas suas populações não foram sensibilizadas para a atividade e sua infra-estrutura não suporta a recepção dos visitantes. 

Por isso a melhor maneira de viabilizar melhorias no nosso mercado turístico seria investindo na população e nossas belezas naturais.

Bibliografia: 1.RUSCHMANN, Doris van de Meene. Marketing Turístico: um enfoque promocional. 2.ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 1995. (Coleção Turismo).

Autor: Luana Pinhatario

Voltar