Como viabilizar melhorias no mercado turístico brasileiro - Mar/02

Voltar

O Brasil possui uma geografia invejável que pode ser muito bem explorada turisticamente, mas tendo os devidos cuidados com a preservação da natureza. 

Somente a beleza natural não basta, temos que dar condições ao turista, como toda a infra-estrutura pertinente a sua estada, como, pousadas e hotéis adequados, com funcionários treinados e habilitados para dispor de serviços de qualidade.

O turismo tem que gerar empregos diretos e indiretos para a população local, como artesanatos de qualidade, souvenir´s, guias turísticos e outras prestações de serviço em geral.

Criação de camping´s e albergues de qualidade e preço acessível para atrair grupos de turistas.

Passeios em navios também podem ser popularizados com pacotes fechados para confraternizações em geral.

Trens poderiam ser melhores aproveitados, porém a política nacional dá ênfase ao transporte rodoviário. Como o Trem de Prata que fazia o percurso São Paulo / Rio de Janeiro infelizmente desativado.

Eventos também atraem muitos turistas, como festas do peão que já se tornaram tradicionais em várias cidades. Assim como festas do morango, do figo, da uva entre outras que também são tradicionais.

Temos que fazer com que o turista volte outras vezes e indique para que outros venham conhecer também. Para isto o turista deve se sentir bem tratado e seguro.

As cidades com potencial turístico devem oferecer melhores informações sobre seus pontos turísticos, valendo-se por exemplo da internet como um veículo de divulgação, placas sinalizadoras, postos de informações, melhorando as sinalizações nas estradas, 
etc.

Autor: Julio César Ribeiro França

Voltar