Como viabilizar melhorias no mercado turístico brasileiro

Voltar

Turismo no Brasil, é uma das palavras mais comentada e lembrada nos dias de hoje em quase todos os meios de comunicação. Noticias tais como: aumento do crescimento do investimento em Hotelaria, Turismo de negócio é o filão do século, Turismo Rural é um grande achado, Turismo para Terceira Idade ( Melhor Idade ) e principalmente Ecoturismo.

Observo que muita coisa já estão sendo feita, saliento o trabalho do Instituto da Hospitalidade sobre as Normas de Qualificação Profissional para a área de turismo. Mas também observo que estamos muito mais preocupado em vincular o turismo brasileiro aos recursos naturais, infraestrutura principalmente das redes hoteleiras e em ações de marketing dos pontos de atração turística.

Para que possamos melhora o mercado de turismo brasileiro temos que fazer muito mais do que isto, temos que estar preparado para receber , hospedar e entregar satisfação total ao turista. A grande pergunta é como fazer isto? 

Para que isto ocorra teremos que iniciar um programa de mudança cultural, o Brasil como as estatística apontam não é um país reconhecido como polo turístico. Para tanto no sentido de agregar valor aos projetos já existentes, sugiro :

· Incluir turismo no Programa Escolar Brasileiro.

·
Através da EMBRATUR elaborar um programa de Certificação de Empresas Turísticas baseado em competências profissionais para receber o seu registro.

·
Preparar multiplicadores de turismo em cada estado do Brasil, baseado em uma proposta definida pelo Governo (EMBRATUR) e não somente organizar feiras e eventos.

·
Elaborar um programa de Educação e Treinamento para o Turismo voltado exclusivamente para empresário desta atividade. Poderá ser elaborado e executado pela revista turismo através de um grupo de alunos e especialistas da área. 

·
Elaborar uma pesquisa de satisfação dos turistas internos e externos que visitam o Brasil e com base nas informações traçar os planos de ações visando atingir as suas expectativas e sugestões.

Autor: Jorge Luiz Soares Miller

Voltar