Como Viabilizar Melhorias no Mercado Turístico Brasileiro - Abr/04

Voltar

Turismo, uma das palavras mais comentadas e lembradas nos vários meios de comunicação, notícias tais como: Aumento do crescimento do investimento, Turismo filão do século, Turismo Rural é um grande achado, e principalmente com o aumento da preocupação com a natureza destaca-se o Ecoturismo.

Num país de dimensões continentais como o Brasil, não temos apenas carnaval e mulatas para oferecer, mas sim, uma riqueza cultural, natural e exótica de um país tropical para mostrar, por isso o setor deve privilegiar estas diferenças onde dentro de um mesmo espaço pode-se obter culturas bem distintas e interessantes.

Mas só isto não basta, devemos saber transformá-las em divisas advindo do turismo, por isso necessitamos de investimentos, e quando falamos em investimentos, não se entenda somente financeiro, mas também saúde, segurança pública e principalmente em infra-estrutura básica (saneamento básico, etc) que é o alicerce de um bom destino com foco no desenvolvimento sustentável.

Ë extremamente importante à realização de uma pesquisa junto à população autóctone para obter uma noção se esta população demonstra interesse pela atividade turística. A informação e principalmente a conscientização dos benefícios que o turismo poderá trazer tanto em qualidade de vida quanto financeira proporcionada pela entrada de divisas com o Turismo, e também do que poderá ocorrer se o local não estiver preparado para receber os visitantes que ali chegarem.

O investimento na qualificação dos profissionais envolvidos diretamente na área de turismo é imprescindível e extremamente necessário, sempre focando o atendimento das necessidades do turista, pois o turismo trabalha com desejos e vontades, e uma vez não atendido a expectativas de um desses, pode-se por todo o processo a perder.

Com parcerias entre governo estadual, municipal e empresas privadas ligadas ao turismo estes investimentos se tornam mais fortes e confiáveis, e teremos assim maior eficiência no desenvolvimento.

Pode-se observar que muito esta sendo feito para o crescimento do turismo, porém, se faz necessário um programa de mudança cultural, o Brasil ainda não é um país reconhecido como pólo turístico, e para tanto no sentido de melhorar destacamos as seguintes necessidades: inclusão do Turismo no Programa Escolar Brasileiro, através da EMBRATUR elaborar um programa de Certificação de Empresas Turísticas com competências profissionais para receber o seu registro, preparar multiplicadores de turismo em cada estado do Brasil, baseado em uma proposta do governo (EMBRATUR) e não somente organizar feiras e eventos, elaborar um programa de Educação e Treinamento para o Turismo voltado exclusivamente para o empresário deste setor.

Destacamos ainda que a participação de toda a população é essencial em todas as etapas do processo, só o governo estadual e municipal não é o bastante para tal desenvolvimento, não podemos só pensar em novos empreendimentos e publicidade e deixar de pensar no local que irá receber este turista, pois quando se trata de Turismo a parte humana faz a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Autor:
Alessandro Martins de Oliveira
Bacharel em Turismo

Voltar