Turismo: Atividade econômica e de transformação social - Abr/03

Voltar

Consta no Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), no capítulo V, art. 60, que é proibido qualquer trabalho a menores de 14 anos de idade, salvo na condição de aprendiz. É também a prática de trabalhos insalubres e que interfiram no seu crescimento cultural.

Sabendo que o Brasil é um país com inúmeros problemas sociais, e que muitas vezes é necessário que os menores entrem no mercado de trabalho precocemente, como forma de complementar a renda familiar, atrapalhando a progressão de sua escolaridade, seu amadurecimento intelectual e cultural e sua saúde.

Assim, pode-se dizer que o Turismo, além de ser uma alternativa econômica lucrativa, pode também ser um agente de transformação social, incluindo em seu “cast” jovens aprendizes, que trabalhando com turismo, podem criar jornadas alternativas, possibilitando a assiduidade escolar e também um intercâmbio cultural, característica da atividade turística.

Tendo em mente esta idéia e a curiosidade de estrangeiros sobre a vida nas favelas brasileiras, Rejane Reis criou uma Oficina de Turismo na Favela da Rocinha, região oeste do Rio de Janeiro. Nesta oficina jovens tem acesso a aulas de inglês, espanhol, técnica e atrativos turísticos, que ainda conta com saídas de campo. Para participarem da oficina os adolescentes tem que apresentar boletins escolares com boas notas e depois de concluído o curso, realizam atividades como guias mirins, acompanhando os turistas estrangeiros dentro da maior favela da América Latina.

Na realidade, o grande beneficio destes jovens, além do financeiro, é o contato com pessoas de diferentes culturas, idiomas, hábitos e crenças, e a continuidade dos estudos ou seja, amadurecimento pessoal. O Turismo então se firma como uma atividade salutar, que oferece crescimento cultural e na qual o jovem pode exercer a atividade de aprendiz, adaptando-se ao exigido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Autora:
Larissa Biernatski
Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Área temática: Tópicos Especiais do Turismo

Voltar