O Turismo de lazer como alternativa do indivíduo inserido na sociedade contemporânea - Mai/03

Voltar

No mundo moderno, as inovações e os avanços tecnológicos transformam as atividades relacionadas ao trabalho em algo muito dinâmico e produtivo. O indivíduo, inserido nesse contexto, procura acompanhar esse nível de produtividade e desenvolve em si o stress.

Ao mesmo tempo, a organização do trabalho permite que o mesmo possa desfrutar de horas e períodos de ócio, aqui intitulados como tempo livre. Desta forma, objetivou-se analisar e discutir a relação existente entre o lazer e o turismo, contrastando-os com a sua importância na vida do indivíduo contemporâneo, para o seu desenvolvimento cultural, social e para o alívio das tensões originadas pela rotina que segue. A metodologia envolve embasamento teórico bibliográfico e pesquisa de opinião organizadas por órgãos públicos (EMBRATUR e PARANATURISMO) direcionadas aos turistas internacionais que visitaram a cidade de Foz do Iguaçu (comparando com resultados de estrangeiros que visitaram o Brasil, como argumentação prática) que estão tabulados em tabelas e gráficos.

Estas pesquisas buscaram uma série de informações sobre as preferências e até os gastos efetivados pelo turista, bem como a motivação da viagem. Como resultados do estudo, verificou-se que 84,6% dos turistas visitaram a cidade de Foz por motivos de turismo, no ano de 2001, ao mesmo tempo, 55,51% dos turistas internacionais que visitaram o país neste mesmo ano, tiveram como motivação o turismo também, ou seja para livrar-se das tensões cotidianas, através de uma atividade que lhe dá prazer, o turismo.

Como se pôde constatar o lazer foi motivação de viagem da maioria dos visitantes, tanto para aqueles que visitaram uma localidade distinta como Foz do Iguaçu, quanto os visitantes internacionais em todo o país. Concluiu-se que o turismo está intimamente ligado ao lazer, ou seja, está inserido no conceito de lazer desses visitantes, logo o turismo implica mais uma opção para preencher o tempo livre, propiciando qualidade de vida ao turista.

Autoras:
Lisani Joice Falavigna, Midori Sakuraoka Ikegami, Lara Luciana Leal(Orientadora)
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Turismo/Foz do Iguaçu - PR

Voltar