As razões do crescimento do mercado turístico no Brasil - Mai/03

Voltar

Atualmente o turismo vive uma queda começada no ano passado que atrasou o desenvolvimento do setor. As causas desta queda podem ser identificadas com a crise financeira da Argentina e o ataque terrorista no dia 11 de setembro 2001 nos Estados Unidos.

Por isso algumas organizações da própria indústria, como a Federação de Hotéis e Restaurante (FNHRBS), falam sobre uma crise do setor e provocam a reedição do Programa "Dias Azuis", uma promoção temporal com altos descontos, para o aquecimento da baixa temporada.

Todavia, a situação atual parece temporal porque os ingredientes essenciais do setor do turismo Brasileiro são saudáveis e prometem um crescimento do mercado turístico no médio/longo prazo. Estes ingredientes podem ser classificados em quatro áreas que são descritas a seguir:

1) A riqueza e a cultura do Brasil

A beleza natural do Brasil com seu litoral de pelo menos 7000 quilômetros com praias lindas, uma fauna e flora fantástica nas áreas como Amazônia têm uma grande fascinação para os turistas mundiais. Também, o Brasil possui uma grande riqueza cultural, histórica e arquitetônica que são muito atrativas às pessoas de fora.

Ademais, o povo do Brasil e muito aberto e gentil com estrangeiros. Por isso as turistas voltam com uma a imagem positiva do Brasil. Eles são os melhores embaixadores do Brasil. Assim um efeito expansivo do mercado turístico brasileiro será quase garantido.

Além do mais, o Brasil é um novo protagonista no turismo mundial. Suas atratividades oferecem um diferencial na concorrência do turismo internacional.

2) O entendimento da importância do setor do turismo

As organizações brasileiras de turismo entenderam bem a importância do turismo e os sinais de outros países. Por exemplo, México e Espanha têm características similares com o Brasil e mostraram o grande potencial de turismo durante os últimos 25 anos.
Por isso os investimentos da Embratur e outras organizações para o melhoramento da infra-estrutura do turismo no Brasil devem se pagar logo.

Ademais os resultados auspiciosos dos grandes novos resorts na Costa de Sauípe e nos outros lugares do Brasil mostram o sucesso dos investimentos feitos e podem atrair novos investidores no futuro

3) Fatores econômicos do Brasil

A indústria do turismo no Brasil tem uma baixa participação no PIB em comparação com outros países. Portanto, os investimentos na área de turismo que foram iniciados pelas organizações responsáveis do Brasil (veja capitulo anterior) estimulam um crescimento do setor de turismo mais fácil e provável.

O papel do Brasil com uma economia líder no América do Sul atrai muitos turistas de negócios. Com o desenvolvimento do país este fluxo de turistas vai aumentar. Ademais o turista de negócio gasta diariamente em média mais do que um turista normal.

4) Outros fatores favoráveis (temporais)

A vitória da seleção do Brasil da COPA 2002 em Corea faz um marketing forte para o Brasil no mundo. Atualmente, o Brasil está em destaque no mundo e as atrações do país, como descrito acima, podem ser promovidas mais facilmente.

Devemos considerar também que os preços baixos para os turistas internacionais, por causa do cambio favorável entre dólar e real, podem ser uma alavanca positiva para o setor do turismo.

Claramente, estes fatores são temporais para o Brasil. Será importante não perder tempo e iniciar campanhas focadas em tirar vantagens desta situação.

Autor:
Wolfgang Franz Pelousek
Project Manager
Roland Berger Strategy Consultants

Voltar