Razões do Crescimento do Mercado Turístico no Brasil - Jun/03

Voltar

A matéria-prima do turismo no Brasil deve-se à imensa variedade de atrativos que podem ser ofertados, tais como:

* Fauna e flora diversificadas;
* Riqueza do Patrimônio histórico e cultural.

Esses recursos aliados a ações de planejamento e estratégia, investimentos públicos e privados juntamente com políticas de consolidação de roteiros e atrativos, resultam no crescimento da economia do turismo no país.

Com o constante crescimento do 3º setor (setor de bens e serviços), o turismo vem como um dos seus principais agentes, devido á sua rápida capacidade de retorno - quando bem planejado - e principalmente aos impactos positivos diante das contas públicas refletidas no PIB, além de movimentar diversos setores da economia, proporcionando uma economia de escala.

Investidores estrangeiros cada vez mais acreditam na capacidade de consolidação do Brasil dentre os principais roteiros de turismo do mundo, devido às inúmeras possibilidades do mercado turístico brasileiro.

Há ainda questões de ordem social e estrutural que retardam o crescimento da economia do turismo no Brasil, contudo não impedem que novas políticas de desenvolvimento sejam aplicadas visando alcançar um patamar de destaque no país no turismo mundial, consolidando assim o Brasil como um dos principais destinos turísticos.

Autora:
Leila da Silva Oliveira

Voltar