Turismo e Meio Ambiente: Profissão de Futuro - Jun/03

Voltar

O sentido maior do turismo é a prestação de serviços, satisfazer o desejo das pessoas de viajar e vivenciar novas experiências nos mais diferentes locais. Nessa conhecida indústria do turismo surge um novo profissional, o turismólogo, que se destaca lentamente, mostrando, aos poucos, ter um futuro promissor em vários segmentos desse universo, como é o caso do turismo com ênfase em meio ambiente, cuja base está na relação do turismo e do turista com a natureza. É um curso novo e que existe em apenas duas universidades brasileiras, uma delas em Campo Mourão, no Paraná, a Unespar.

E do que trata o turismo e meio ambiente? O turismólogo é o profissional que conhece os aspectos principais do turismo em todos os seus segmentos do ponto de vista técnico e operacional. Ele deve ter como perfil a vocação para lidar com os sentimentos e as emoções das pessoas e necessita de profundos conhecimentos ligados à natureza e à cultura para que possa trabalhar o turismo com ênfase em meio ambiente. Ele deve conhecer gestão e leis ambientais e precisa não só conhecer o potencial turístico, o patrimônio histórico e cultural de um local ou cidade turística, trabalhar belezas cênicas e paisagens naturais, mas também, e principalmente, saber conciliar e relacionar o turismo com o meio ambiente de forma a trazer ganhos ao setor e satisfação total ao turista, conquistando, simultaneamente, o respeito do mesmo em relação às áreas de preservação ambiental e à cultura local.

O grande desafio do turismólogo é essa delicada e estreita relação entre turista, turismo e meio ambiente. Para o turismólogo ficam, então, três funções: incentivar e trabalhar o turismo, conquistar o turista e torná-lo pleno e satisfeito em todas as suas necessidades e direitos, e ainda trabalhar o meio ambiente de forma a preservá-lo e recuperá-lo.

Ficam evidentes todo o valor desse novo profissional e o grande desafio de sua profissão: tornar o turismo um aliado e não um grande vilão nessa luta crescente e desenfreada que é a preservação urgente do nosso meio ambiente.

Autor:
Ana Lucia Castro Ferrari
Estudante de Turismo e Meio Ambiente na Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão

Voltar