Quem disse que o turismo traz necessariamente devastação? - Jan/03

Voltar

Durante os últimos anos, a preocupação com o meio ambiente trouxe à tona uma nova forma de turismo: O Turismo Sustentável.

As operadoras de turismo passaram a ver que não era necessário modificar o meio natural para que houvesse o desenvolvimento do Turismo, ou seja, poderiam fazer deste um atrativo desde que o utilizassem de forma correta e foi neste contexto que nasceu o Ecoturismo.

O ecoturismo visa trazer o contato entre o turista (no caso ecoturista) e a natureza de forma a desenvolver a educação ambiental e conseqüentemente a preservação do local, tendo em vista mantê-lo da forma mais natural possível para as futuras gerações.

O desenvolvimento da idéia do turismo sustentável está amadurecendo no Brasil, e este, devido a sua grande diversidade natural, já conseguiu algumas vitórias nesse campo, como por exemplo: Fernando de Noronha, Bonito, Baía Bonita entre outros.

Vale ressaltar que estes projetos tem sido de extrema importância para o país, pois vêem alcançando seu objetivo (explorar causando o mínimo de impacto ambiental possível), desenvolvem a consciência ecológica, o que num país onde destruir a natureza era a única forma desta dar lucro, foi a melhor saída para o meio ambiente, além de ajudar o desenvolvimento das comunidades locais transformando-as em agentes no processo turístico.

Autoras: Heloisa dos Santos Reis; Daniella Rodrigues Gomes e Ludmila Marques de Oliveira – alunas do Curso Técnico de Turismo (Escola Técnica Estadual de São Paulo)
Profa. Maria José Alves

 

 

 

Mande o seu artigo também, clicando na cartinha 
ao lado, e promova seu trabalho expondo-o aqui!

Voltar