Crescimento do mercado turístico no Brasil - Jan/03

Voltar

Com o fim da Segunda Grande Guerra, e o inicio da terceira fase do turismo podemos observar que o turismo internacional começa a crescer cada vez mais nos países desenvolvidos.

Diante deste fato países como a Tailândia, Cuba começaram a ver o Turismo Internacional como uma grande fonte de renda, e começaram a investir pesado nessa área. O Brasil ficou meio que adormecido durante muito tempo. A partir da década de 90 o Governo Brasileiro começou a destina mais verba para investimentos para infra-estrutura, saneamento e recuperação das rodovias com o intuito de elevar o padrão dos pontos turísticos e assim receber criar condições para que o turista internacional chegasse de vez no Brasil.

Para se ter uma idéia no ano de 1995 a 1999, o Governo Federal investiu nos estado cerca de 10 bilhões de dólares para o melhoramento de infra-estrutura, e isto é só o começo. Esta disposição em arrumar a casa esta atraindo cada vez mais investimento, desde investidores individuais, redes hoteleiras até investimentos imobiliários de companhia de seguros. Estão em construção atualmente cerca de 300 hotéis e pousadas, um investimento de +/- 6 bilhões de dólares o que irá gerar cerca de 140.000 empregos diretos. Estão se abrindo oportunidades desde vendedores de imóveis, alimentos e transportes.

Apesar de todo este potencial turístico Brasileiro, o Brasil ainda se encontra em uma situação muito ruim se comparada o a outros países como a Tailândia e Bélgica. Sendo que o Brasil arrecadado no ano de 1999 cerca de 3,9 bilhões de dólares com o turismo internacional, isto significa somente 1% do total gasto em todo o mundo. Isto significa que não basta ter apenas grandes hotéis ou grandes pontos turístico, para que o turista estrangeiro venha no Brasil e necessário ter uma maior qualidade nos serviços prestados a ele, desde um breve atendimento a limpeza de uma rua.

Autor: Frederico Ribeiro do Nascimento

 

 

Mande o seu artigo também, clicando na cartinha 
ao lado, e promova seu trabalho expondo-o aqui!

Voltar