Quais as razões do crescimento do mercado turístico no Brasil? - Dez/02

Voltar

O redimensionamento dos processos indústrias no mundo inteiro, a busca por produtividade, a mecanicidade de tarefas que até então eram realizadas por mãos humanas e que passaram a ser de melhor qualidade e menor custo, geram a necessidade de uma utilização racional do tempo livre. Tudo isso, levando-se em conta o crescente aumento do índice de desemprego faz com que, tanto a iniciativa privada como o poder público, saiam à caça de OPORTUNIDADES. Daí a percepção que o Brasil, com todas as suas riquezas naturais e, também culturais, pode explorar a atividade turística como potencialidade econômica na geração de riqueza e entrada de divisas. Incentivar o turismo, fomentado investimentos de empreendedores, é o "tema de casa" do poder público. Penso que esta postura tem surtido algum efeito positivo, tendo em vista esta "reação". O Brasil está passando atualmente por um momento de transição. Deixamos de ser apenas emissores de turistas, principalmente para a Europa, e passamos a ser vistos como pólo receptor, mesmo que ainda de maneira incipiente. Já se percebem grandes investimentos.

Outro fator importante é a própria implantação de novos complexos turísticos. Esse considerável montante de investimento estrangeiro e, também nacionais, permite a criação de uma imagem do Brasil como destino com forte potencial para a exploração da atividade turística. É uma espécie de "reação em cadeia". Quanto mais se investe em um destino turístico, maior a capacidade de visualização das potencialidades do lugar. Isto faz com que os turistas se encantem e se sintam persuadidos, gerando o "desejo de consumo" de conhecer.

A profissionalização da atividade turística tem favorecido esse aquecimento. Em uma década surgiram no Brasil centenas de cursos de nível técnico e bacharelado para a formação em turismo e/ou hotelaria. Se quisermos entrar na lista dos maiores destinos turísticos do mundo, temos que nos profissionalizar, buscar qualificações, estar aptos para exercer funções e suportar desafios.

Considero um fator importante, se não o mais importante, a cultura do turismo enquanto turista. As pessoas têm se conscientizado da importância de rever conceitos sobre qualidade de vida. Isso favorece a procura por novos destinos.

Aliando estes fatores aos acontecimentos mundiais como o fato ocorrido no último e fatídico "11 de setembro", onde o turismo mundial passou a ser revisto, a procura por locais mais seguros está aumentando. O próprio turista brasileiro, preocupado com segurança, não tem mais saindo do País para usufruir de suas férias na Disney, por exemplo. As taxas cambiais contribuíram para esta alta na demanda por turismo interno, é mais barato fazer turismo doméstico. Além dos atrativos naturais e culturais abundantes no Brasil, estamos conseguindo seduzir os estrangeiros pela baixo custo do nosso turismo em relação ao poder aquisitivo da moeda estrangeira.

Acredito que o Brasil está às vésperas de se solidificar como "destino mundial". O que precisamos é estar preparados para isso.

Autor:
Leandro Romagna

 

 

Mande o seu artigo também, clicando na cartinha 
ao lado, e promova seu trabalho expondo-o aqui!

Voltar