Alto Paraíso e seus encantos e desencantos - Nov/04

Voltar

Alto Paraíso destaca-se dos demais municípios da região por ser um município cheio de mistérios e belezas. Belezas estas, indescritíveis aos olhos de quem não o conhece. Com uma vegetação exuberante e clima ameno, atrai pessoas de diferentes raças e crenças que buscam lá seu refúgio. O encontro consigo mesmo é propiciado pelo ar de misticismo e a natureza em abundância.

O Vale da Lua, definido por alguns como "o encontro com um mundo desconhecido", é um verdadeiro monumento construído no silêncio do tempo. A vegetação é um solo raso que canaliza suas águas para as inúmeras nascentes. No tempo de calor, que designamos como verão, os rios distribuem suas águas em riachos e belas cascatas, tornando a paisagem bela. O verde se destaca e os campos ficam mais viçosos. Já em tempos de frio, as cores se misturam e a abundância de flores do cerrado tomam conta deste cenário.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, criado para proteger o cerrado, concentra 98% de seu território na Chapada dos Veadeiros. O local é uma reserva da fauna com importância mundial pela grande diversidade de espécies encontradas somente na região. Não é à toa que o local é um dos maiores pontos de visitação ecoturistica do País. Em Alto Paraíso, os visitantes podem encontrar paisagens inesquecíveis como as Pedreiras, Cânion I e II , Cariocas e Salto do Rio Preto. Cada local deste com suas belezas incomparáveis e suas infinitas particularidades.

Outra coisa que me surpreendeu em Alto Paraíso foi uma comunidade, bem talvez essa não seria a melhor definição para o que vi e vivenciei por algumas horas. A Oca é uma ONG especializada na criação, projeto e gerenciamento de áreas de proteção ambiental sem perder de vista o apoio aos grupos étnicos da região, entre eles os Kalungas, remanescentes de escravos que vivem no Sitio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga. Em suma, a Oca É uma organização não governamental que se preocupa com projetos voltados para a sociedade.

É assim que eu defino o município de Alto Paraíso!!! É tudo isso e muito mais. Um local que só quem conhece entende.

Mas, por outro lado, como nada poderia ser tão perfeito, quem vive em Alto Paraíso está diante de uma realidade amarga e cruel. O descaso da administração do município com o turismo é também inigualável. O que se pode perceber pelos relatos dos empresários é a falta de uma gestão competente, que se preocupa com os interesses da população, com o desenvolvimento da região e que manifesta total descaso com a vocação econômica do município que é seu grande potencial turístico.

Segundo os empresários locais, não existem programas de incentivos, falta mão-de-obra qualificada e uma maior mobilização para o desenvolvimento da cidade. Alguns até ousaram em dizer que depois desta nova gestão o que cresceu bastante na cidade foi o alto índice de roubos. O sossego que predominava na cidade deu lugar à insegurança. Mesmo assim, os moradores não desanimam e esperam por dias melhores. Talvez, essa não seria a melhor forma de finalizar, mas infelizmente - apesar de todas as qualidades do município de seu povo hospitaleiro - o que realmente encontramos foram pessoas a procura do Paraíso novamente.

Autora:
Ione Bonfim Gomes
Turismóloga com MBA em Comunicação e Marketing

 

 

Mande o seu artigo também, clicando na cartinha 
ao lado, e promova seu trabalho expondo-o aqui!

Voltar