S. O. S. Chapada Diamantina - Abr/04

Voltar

Meu nome é Adriana Castro. Estive na Chapada Diamantina por um mês, como faço todo ano, pois sou apaixonada por aquele lugar, e venho através deste e-mail divulgar a triste realidade de Lençóis. Fiquei estarrecida com a degradação sofrida pela cidade. Casas históricas estão, literalmente, desabando. Ha sujeira por todos os lados, principalmente nas ruas da periferia do centro histórico, onde os moradores vivem em total miséria, em ruas mal pavimentadas e cheias de lixo, com esgoto a céu aberto. Arvores estão sendo derrubadas pra dar lugar a novas construções. Na beira da estrada de acesso a cidade existe um lixão, com vários urubus recepcionando os turistas (eu trouxe para São Paulo todo o meu lixo não-organico). Isto sem falar das condições das estradas, não cabem mais buracos!

Estive na biblioteca de Lençóis para uma pesquisa e lá estavam pré-adolescentes, alunos de uma escola local, que deveriam estar fazendo um trabalho mas ao invés disso estavam rasgando os livros do acervo, que já é paupérrimo! Este é o reflexo da educação que recebem! Poderia ficar horas aqui enumerando problemas que constatei, mas de forma superficial vejo que a cidade esta ficando feia, insalubre e a educação de seus moradores em total decadência. Fato constatado por inúmeros turistas que lá estavam, inclusive estrangeiros, como ouvi em seus comentários. Em outros municípios, Lençóis é sinonimo de ganancia, bandidagem e sujeira. É muito triste ver acontecer isto a uma cidade que tem tudo pra ser charmosa, agradável, culta. Desse jeito só vai mesmo atrair turista que também não tem a mínima educação e contribui pra destruir, como vi no carnaval.

Penso que antes das agencias divulgarem o lugar, deveriam se unir para que algo fosse feito a respeito. Não é possível que pretendam sugar tudo que podem agora e deixar se acabar para depois procurar outro local para ganhar dinheiro! E o governo deve fazer o seu papel, não adianta ficar tentando atrair investidores antes de impedir que o estado se arruine (fora o fato de que é complicado investir num local onde 90% das terras estão irregulares, e não é culpa dos proprietários, que não tem conhecimento algum). Quem vai querer investir num lugar frequentado por farofeiros, que nunca trarão nada de bom, muito menos dinheiro?!

Estou falando apenas de Lençóis. Ha ainda muitos outros problemas pela Chapada, como o Parque que não existe oficialmente, os incêndios acabando com a fauna e a flora, etc etc etc

É LAMENTAVEL!!!

Adriana Castro

 

 

Mande o seu diário também, clicando na cartinha ao 
lado, e conte para outros internautas como foi a sua viagem