Sou fascinado pela Cidade da Luz...Paris é especial e tem magia no ar - Ago/05

Voltar

Paris é uma cidade linda que fascina qualquer pessoa. Tive em Paris em Setembro de 2002,mas só conheci Paris melhor em Setembro de 2003.

A viagem era tão longa mas não me importei porque sabia que ia conhecer um novo mundo. Quando cheguei a Paris em Setembro de 2002 a primeira coisa que me fascinou bastante foi a Torre Eiffel que é o monumento mais alto de Paris. De longe observava aquela linda torre e eu só dizia "tenho que ir até ao topo"...

Fiquei na casa do meu primo, perto do Arco de Triunfo e foi fantástico porque ele é o canto de Paris...Tinha tudo à volta e Les champs Elyseés era ali pertinho. Tive em Paris quase em mês e saía todos os dias sozinho para conhecer um pouco de tudo. No início não é muito fácil mas " quem tem boca vai à Roma". Perguntava sempre e as pessoas são atenciosas mas como "je parle français" não foi assim tão complicado para mim.

Comecei a minha visita pela Tour Eiffel e foi no final da tarde. Lá estavam muitas pessoas para a visita que tive que esperar ainda um tempinho para conseguir subir até ao Topo que na altura custava 10€ com desconto porque sou estudante. Parei no 1º piso donde via ainda pouca coisa,e depois no 2º e ai já via uma boa parte de paris e depois,rumo ao topo,a maravilha. Já era noite e eu lá em cima observando aquela cidade, bem urbanizada e o estilo das prédios parecendo sólidos geométricos. E ainda vi a estátua ou o corpo, não sei, de Gustave Eiffel, o Arquiteto da Torre e também o Americano Thomas Edson...

Não perdi oportunidade de aproveitar para andar pelo Trocadéro e ver de longe as luzes da Torre Eiffel. Na volta para casa, o meu cartão de crédito ficou preso num Multibanco na Avenida Kleber, pelo que fiquei preocupado e era domingo, mas acordei logo de manhã e fui buscá-lo...

Parei ao pé do Arco de Triunfo mas não quis subir e depois fui até a Avenida champs Elyseés visitar as lojas,onde ia sempre pôr á noite os perfumes antes de ir passear...Fingia que estava a experimentar e aproveitava para pôr na própria roupa.. Uhh cheira bem.

Quando fui para casa encontrei um sobrinho da namorada do meu primo que também foi de passar férias em Paris. Tinha ele 10 anos mas era espertalhão e foi o meu companheiro durante uns dias...fomos todos os dias jogar gameboy numa loja em Champs Elyseés...

Não podia deixar de visitar o museu de Louvre uma vez que sabia que lá se encontra o famoso quadro da Mona Lisa. Aproveitei para tirar uma fotos ao pé da pirámede de Louvre e quando entrei fui vendo uns quadros mas o meu principal objetivo era ver La Geoconde... Tava bem indicado e lá cheguei. Muita gente tirando fotografias do quadro,e eu também tinha direito...

No mesmo dia visitei chatelêt Les Halles e as suas fantásticas construções e tirei muitas fotos. Um lindo centro comercial e com uma estrutura de um século recente.

Todas as noites ia a Champs Elyseés,a avenida mais movimentada de Paris mas só não entrei na discoteca queen porque o meu primo disse que era uma discoteca da Gays...Sou bastante atrevido uma vez que sentei num bar turistico na avenida referida e pedí uma imperial e custou 5€...Só em Paris

No outro dia,vendo o mapa turístico de Paris, vi que havia uma linda igreja Basilique du sacré-Coeur e até lá fui. De Mont Martre via Paris quase no seu todo e a Basílica tem umas pinturas fascinantes no seu teto... Mont Martre é lindo e os turistas o adoram. Visitei as suas lojas e aproveitei para subir lá em cima, viajando no Teleférico-Funiculaire de Mont Martre...

A Basílica é linda mas desde cabo verde ouvi falar da Notre Damme de Paris e eu com o meu mapa, nem fui de metrô mas a pé... Notre Damme é linda e quando entrei estava na hora da missa e aproveitei para rezar um pouco. Tirei umas fotos e comprei uns quadros bem lindos e baratos em sant-Michael Notre Damme... Depois dessa visita andei um bocadinho e vi um edifício lindo e perguntei a um senhor o que era e disse que é o Merrie de Paris e segui a minha viagem. Passei pelo Htêl de Ville, bem lindo até o Centro Geoge Pompidou, que também já tinha visto no mapa turístico de Paris.Sentei e comecei a observar aquele estilo arquitetônico impressionante e conheci das negras francesas que estavam sentadas a curtir com um gajo e me perguntaram que musica que eu tava a ouvir e que se podia deixá-las ouvir...

Andei por Paris dia e noite. Só ia para casa para jantar e depois saia. Chegava a madrugada para dormir, acordava para almoçar e depois "go"...

Na maioria das vezes percorria Paris a pé. As avenidas são bastante longas mas os edifícios são lindos. Percorri Argentine para visitar La Defense-Le gand arch e entrei num McDonalds para tomar meu meal. Lá para comer no Mac é mais caro que em Portugal mas com o meu student card fica mais barato...

Num fim de semana,eu o meu primo e a sua namorada fomos a uma disco. Fiquei atrapalhado porque deixei o meu sapato na casa da minha tinha e com tênis não podia ir, pelo que tinha de calçar o sapato do meu primo...O sapato ficava me apertado pelo que não podia pôr uma meia grossa,e tive que usar um colan da namorada do meu primo. Fartei me de rir e levei o para a festa. O sapato era apertado mas a discoteca era linda porque ficava dentro de um barco e ao dançar via a água do rio na janela da disco...Fantástico...

Observe o rio Senna à noite. É uma maravilha...cheio de luzes e boats turísticos...

Sempre que estava num ponto alto de Paris, via um edifício grande com um topo alto banhado a ouro e que brilhava e eu curioso para saber o que era uma ves que qualquer edifício que eu via tentava descobrir o que era...Era Les invalides onde está o túmulo de Napoleão Bonaparte. Dos campos alíseos consegui  chegar. Andei até ao fundo da Avenida onde se encontra Le obelisque e curvei à direita e sempre em frente até lá chegar, mas não tive oportunidade de entrar. A rua que dá acesso ao edifício é linda e limpinha,os pontes então são fascinantes.

Paris é cidade da Luz mas também é cidade das putas. De Mont Martre para frente é uma maravilha... Disse Uma noite à namorada do meu primo....Vou a Molin Rouge. Ela riu-se e disse me "não entre nos bares "...Apanhei o metrô a desci em Pigalle e aquela rua é cheia dos sex shops...Blanche e Pigalle foi povoado por prostitutas...Muitos funcionários dos bares agarravam me na mão para entrar no sex shop e diziam me "olha aquí é barato e tens mulheres de todos os gostos" e eu dizia "non non merci" uma vez que já fui avisado para não entrar...

Conheci muitas ruas em Paris. Um dia fui até Belleville e aquilo é muito movimentado...Parece Chinatown.

Essa é a parte mais fascinante e romântica..." Quem for a Paris e não visitou Disneyland é porque não teve em Paris"... Fascinante, linda, romántica, maravilhosa... Eu e Nary, apanhamos ReR em Charles de Gaulle com Destino a Marnne la vallé e tivemos de trocar de ReR, claro... Ai, Disney é uma maravilha que não consigo expressar.. Tens que ir para ver pessoalmente o que lá há, de doce, de bom, de ver e de sentir... Pegamos um comboio que dá volta a Disney... Fantasyland é um mundo. Nary gritou e disse que ia morrer quando entramos no space Montain...o foguetão que vai á lua...maravilha,não posso contar mais e sei que hei de lá voltar...

Eu Nary e Severine fomos visitar Opera Garnier, bastante lindo, com longos corredores e aquilo é uma obra de arte...Só em Paris.

No mesmo dia fomos ver a torre mais alta de Paris. A torrre Montparnasse. E eu querendo tirar uma fotografia mas não valia a pena porque aquilo é tão grande e alto...Falando em alto,lembra-me do Hotel concorde de la fayete,acho eu o maior de paris,com um centro comercial por baixo...Entrei no centro comercial me perdi lá dentro..ah ahah

Não podia deixar de comer milho fervido nas ruas de Paris e gozar com a minha tinha que em 2003 foi assistir o casamento da minha prima. Paris tem metros de alta velocidade e autocarros a qualquer hora. É uma confusão mas é uma maravilha. É um contraste mas não é um contraste...

Tenho muito mais para contar...
Dou lhe um conselho...Visite Paris quando puderes

Autor: Antonio Moreira Vaz

Mande o seu diário também, clicando na cartinha ao
lado, e conte para outros internautas como foi a sua viagem